10 pontos para ficar atento na manutenção preventiva do caminhão

No Brasil, caminhões e veículos de carga passam muito tempo na estrada, percorrendo grandes quilometragens, dadas as dimensões do país. E somente uma manutenção preventiva pode fazer com que diminuam os gastos com o veículo e se tenha a garantia de uma viagem tranquila.

Afinal, gastar em uma revisão é, na verdade, investir. Levantamentos apontam que as despesas com o veículo diminuem em até 30% quando a manutenção preventiva é realizada. Além disso, é importante para que o caminhão não pare no meio de uma viagem, ou seja, pego em uma fiscalização, situações que comprometem os ganhos com o frete.

E os benefícios da manutenção preventiva do caminhão continuam. O risco de acidentes também diminui, afinal, os itens de segurança do caminhão estarão funcionando perfeitamente. Por todos esses motivos, separamos abaixo 10 pontos para verificar no caminhão em uma revisão. Confira!

1. Filtros

Os filtros de óleo, de combustível e de ar do motor devem ser trocados conforme as recomendações dos fabricantes, sempre por produtos originais.

Ainda, o filtro de ar deve ser trocado quando estiver muito sujo, com aparência escura. Com o uso intenso, a tendência é que seu tempo de vida útil diminua.

Ferramenta indicada: saca-filtros

Para facilitar o trabalho e garantir que não acontecerá nenhuma danificação no filtro de óleo durante a instalação, é essencial contar com uma chave saca-filtro. Sua operação é simples e seu custo bastante baixo.

2. Óleo do motor

Antes de tudo, é importante conferir o nível do óleo do motor pela vareta. Depois, é necessário também verificar se o óleo apresenta borras ou detritos metálicos — isso pode significar problemas no motor.

A troca deve ser feita conforme orientação da montadora ou do fabricante do óleo, o que vier primeiro.

Ferramenta indicada: chave de boca e funil

Para conferir, completar e trocar o óleo não tem segredo. Basta contar com uma chave de boca simples para a remoção do tambor do cárter de óleo do motor e também um bom funil para evitar a entrada de resíduos durante a troca.

3. Freios

No sistema de frenagem, é importante fazer a drenagem da água acumulada nos balões de ar. Também é preciso verificar se as lonas — ou pastilhas, se for o caso — não estão gastas. Na troca das lonas, deve-se substituir as molas delas também.

Ainda, não se pode esquecer de conferir o estado dos tambores ou discos e das sapatas do freio. E se o veículo contar com sistema ABS, é preciso confirmar se seu funcionamento está ajustado.

Ferramenta indicada: paquímetro

Para verificar as lonas e os discos, além de procurar por ranhuras e imperfeições nas superfícies, também vale ter em mãos um paquímetro para medir se a espessura das lonas está de acordo com o recomendado pelo fabricante.

4. Suspensão

No sistema de suspensão, é recomendável checar o estado das molas, dos batentes, bandejas, barra estabilizadora, enfim, de todo o sistema para saber se não há defeitos. Também, verificar a lubrificação dos pinos de suporte e centrais.

Outros itens a serem conferidos na suspensão são as buchas, parafusos e grampos, que podem estar frouxos ou soltos. Mangueiras e válvulas também precisam de manutenção periódica, se for o caso de veículo com suspensão pneumática.

Ferramenta indicada: macaco hidráulico

Para qualquer verificação na suspensão, seja ela do sistema de feixe de molas, espiral ou a ar, é preciso contar com um macaco hidráulico para suspender o caminhão e realizar os serviços.

5. Pneus

Jamais deve-se rodar com pneus muito gastos ou que estejam apresentando falhas. É necessária uma verificação visual para conferir a integridade das laterais e a profundidade das ranhuras da banda de rodagem.

Ainda, a pressão deve ser medida e ajustada conforme a carga e os padrões determinados pelo fabricante. Os estepes não podem ficar de lado e precisam ser verificados e calibrados da mesma forma.

Ferramenta indicada: manômetro

Para medir a pressão dos pneus e avaliar se estão de acordo, utilize um manômetro. Em alguns casos, um martelo de madeira pode ajudar na avaliação visual do estado dos pneus e se há ressecamento da banda.

6. Paletas do limpador

As paletas do limpador do para-brisa são essenciais para a visibilidade em períodos de chuva. No entanto, elas ressecam e deformam, principalmente com a falta de uso, e precisam ser trocadas periodicamente.

Nunca deixe que as paletas do limpador sejam utilizadas fora de seu estado ideal durante muito tempo. Fazer isso pode comprometer e causar riscos irreparáveis no para-brisa, um item bastante caro para substituir em um caminhão.

Ferramenta indicada: chaves simples

Vai depender do caminhão, mas são sempre chaves simples e presentes em qualquer kit de ferramentas da oficina.

7. Luzes

O mais comum é haver queimas de lâmpadas e, nesse caso, é preciso somente fazer a substituição. Mas outros problemas podem influenciar no funcionamento das luzes, como panes no sistema elétrico ou mau contato.

Portanto, além de ficar atento ao conjunto ótico do caminhão, é preciso conferir periodicamente os sistemas elétricos que o complementam como os relês, fusíveis e cabos.

Ferramenta indicada: alinhador de faróis

Para revisar o conjunto óptico, é preciso contar com um bom alinhador de faróis para garantir o melhor ajuste e a melhor iluminação. Ter um multímetro à mão também auxilia a encontrar falhas no sistema elétrico que alimenta as lâmpadas.

8. Quinta roda

Nos caminhões tratores, é importante que a quinta roda seja conferida. Deve ser feita a limpeza da graxa antiga e sua substituição, além de verificar se não há folgas em seus componentes.

Ferramenta indicada: aplicador de graxa

Para os serviços na quinta roda bastam as chaves recomendadas pelo fabricante e um bom aplicador de graxa para remover a antiga e aplicar a nova.

9. Sistema elétrico

Durante a manutenção preventiva do caminhão é preciso buscar por oxidação em cabos, terminais e bateria, e por maus contatos nos encaixes. A água da bateria também precisa ser verificada com frequência.

Além disso, na maioria dos caminhões modernos o sistema elétrico está integrado à eletrônica do veículo. Por isso, é preciso também observar atentamente o que está “debaixo da superfície” dos cabos, como módulos diversos.

Ferramenta indicada: multímetro

O multímetro e as chaves simples que já citamos são suficientes para identificar e prevenir os problemas mais recorrentes do sistema elétrico. Contar com um kit de fusíveis extras também pode dar uma mãozinha na manutenção preventiva do caminhão.

10. Módulo de injeção

Se o veículo contar com injeção eletrônica, deve-se fazer a atualização do software do módulo de injeção conforme recomendação do fabricante. Também é interessante rodar um diagnóstico regular para avaliar todos os componentes da injeção.

Ferramenta indicada: scanner diesel

O Scanner diesel é essencial para o diagnóstico e correção de qualquer problema no sistema de injeção dos motores diesel. Essa ferramenta oferece um diagnóstico completo e em tempo real de todos os componentes desse sistema no motor.

Com o scanner é possível identificar muito mais facilmente os problemas e o funcionamento inadequado de componentes eletrônicos que trabalham dentro do motor. Por isso, ele é cada dia mais essencial.

Esses são apenas alguns itens para ficar atento na hora de fazer uma manutenção preventiva do caminhão.

É importante que o veículo esteja sempre em dia para evitar quebras, acidentes ou multas e apreensões em fiscalizações. Essas 10 dicas de manutenção preventiva servem para ajudar a conseguir manter o caminhão em dia e evitar todos esses transtornos.

Para mais dicas e orientações sobre o scanner diesel, entre em contato com a gente!

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